Com a aproximação do Natal, a decoração da casa torna-se um evento! O que poderia ser mais alegre para uma decoração festiva do que ter uma árvore de Natal decorada? A rainha da floresta se convida para nossas casas e é ela quem fará a decoração interna para as próximas semanas.

A escolha de sua árvore de Natal é importante se você quiser desfrutar de sua presença até janeiro. O vigor de seu adorno e a resistência da variedade influenciam o uso de seus ramos, bem como a queda dos ramos e galhos do seu pinheiro de natal. 

Mas afinal, qual árvore de Natal escolher? Aqui estão algumas dicas para ajudar a escolher sua árvore de Natal, que abrigará os presentes especiais do 25 de dezembro!

Breve história sobre a árvore de Natal

O pinheiro de natal é uma das protagonistas das nossas festas de fim de ano, mas sua presença é tão habitual que nem nos perguntamos qual é a história dela.

Questionada por muitos, a verdadeira história da árvore de natal é alvo de controvérsia. Há quem diga que ela surgiu em Tallinn, na Estônia, em 1441, quando homens levaram uma árvore para a praça principal na noite de natal e começaram a dançar ao redor dela. Outros dizem que a tradicional árvore de natal teve origem em Bremen, na Alemanha, em algum ano do século XVI.

O fato é que a ideia foi aprovada e, aos poucos, a decoração foi incorporada nas casas, a começar pela Europa, especialmente a Alemanha, que em 1570 já exibia árvores enfeitadas com maçãs, pinhas, nozes e folhas de papel desenhadas pelas crianças. 

Como escolher uma árvore de Natal?

Elemento-chave da decoração das festas de fim de ano, a árvore de Natal permanece em nossas casas por algumas semanas. Ao contrário de uma planta verde, uma árvore de Natal não está destinada a ficar ao nosso lado por anos. Isso explica porque nem todos nós temos um grande espaço disponível para acomodá-la durante vários dias.

Na maioria das vezes, precisamos ser engenhosos para reorganizar os móveis. Um verdadeiro jogo de Tetris interior que permite que você faça um pequeno espaço para acomodar sua árvore de Natal em sua sala de estar!

Escolher uma árvore de Natal de acordo com o tamanho

Antes de comprar sua árvore de Natal, é melhor tomar todas as medidas. De fato, sem as medidas exatas, pode acontecer que não seja possível circular sem esbarrar nos galhos da árvore.

Sua árvore de Natal será colocada em um canto da sala ou ficará destacada, no centro? Planeje antecipadamente o espaço que deseja exibi-la e meça o diâmetro do espaço disponível, deixando uma pequena margem para que você possa circular livremente.

Há também opções para pequenos apartamentos. Uma pequena árvore de Natal em um banquinho ou uma mini árvore de Natal em uma mesa de café oferecerá uma decoração à altura do evento! Você também pode apostar em um bonsai cultivado a partir de uma espécie de conífera. Desta forma, você pode manter sua pequena árvore por anos!

Escolher uma árvore de Natal de acordo com o formato

Algumas espécies de árvores de Natal possuem formas mais cônicas do que outras. Escolha sua árvore de Natal de acordo com a disposição de seus ramos e galhos. Para ser o mais decorativa possível e acomodar todas as guirlandas, uma árvore deve ter ramos abundantes e uniformes.

Às vezes, a copa do pinheiro de natal é cortada para reduzir a altura. E alguns ramos são cortados para homogeneizar a forma. Em geral, observe o estado da árvore, que muitas vezes é representativo de sua vitalidade e durabilidade. Se os ramos ou espinhos caírem acentuadamente para baixo, isso significa que a árvore não tem vigor e não durará.

Escolher uma árvore de Natal de acordo com sua cor

Como uma planta de casa, uma árvore de Natal saudável tem cores que vão do verde suave ao verde escuro. Algumas espécies de árvores de Natal também possuem uma cor verde azulada ou verde prateada. Por outro lado, uma conífera, cuja cor dos espinhos é maçante, é um sinal de doença ou falta de frescor. Ela logo perderá seus ramos e, nesse caso, é melhor não comprá-la.

As árvores de Natal da Interflora são da espécie Nordmann, de qualidade Diamond. As árvores desta categoria têm a vantagem de não perder seus ramos, mesmo várias semanas após o corte!

Conselhos para decorar seu abeto natalino

Quando falamos de decoração para o natal, sabemos que a diferença está nos detalhes!

decoracao-de-arvore-de-natal

As árvores de natal originais fazem sucesso na ceia de natal, e também servem como cenário para ótimas fotos. Por isso, a decoração do abeto é um elemento a ser pensado com cuidado. Aposte em luzes led, acessórios com as cores natalinas, pinhas, neve falsa, pendentes em metal, bolas de natal para pendurar… 

Poderá também criar acessórios artesanais em sua casa, com tutoriais DIY, sozinho ou em família. Outra ideia é colocar o abeto em um suporte ou base de madeira para que fique mais alta e chame mais atenção. As luzes podem ser douradas, coloridas, brancas, verdes: tente ornar com as decorações e paleta de cor da sua casa, para que a festa fique ainda mais bonita e especial.

É melhor um pinheiro natural ou artificial?

Aqui está uma pergunta que muitas vezes surge: como escolher entre um pinheiro de Natal natural e artificial? Deve-se saber que o ramo natural é 100% biodegradável, já que é composto de matéria orgânica. Por outro lado, o ramo artificial é feito de materiais que têm um forte impacto ambiental, como o PVC e o polietileno, que não podem ser reciclados, embora seu preço seja menor.

Embora represente um investimento a longo prazo, os abetos artificiais podem se degradar com o passar do tempo, tornando-se mais verdes do que uma árvore natural. 

Deverá pensar também que um pinheiro de natal natural precisa de ser cuidada (veja nosso artigo sobre como cuidar de uma árvore de Natal natural). Mas a manutenção é fácil, e poderá desfrutar do cheiro fresco do pinheiro de natal, uma das memórias afetivas mais gostosas do natal. Este privilégio é possível somente no exterior, mas no natal poderá usufruir da fragrância no interior de sua casa. Isso não tem preço!

Geralmente, as árvores artificiais são descartadas e substituídas antes mesmo do Natal do próximo ano, o que a faz ter uma pegada ecológica maior do que um pinheiro de natal verdadeiro. Se a árvore for fabricada com material reciclado, contudo, seu impacto ecológico é menor.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top