Festivais de flores em todo o mundo homenageiam as flores, um símbolo universal de beleza e cor, um presente sempre perfeito. Na Interflora, falamos de alguns dos festivais, festas e feiras mais curiosos e coloridos que se realizam em todo os cantos do mundo principalmente nos meses de abril e maio celebrando a chegada da primavera. Descubra a festa das flores da Madeira, em Portugal.

Cherry Blossom Festival, Washington DC

Em 27 de março de 1912, Yukio Ozaki, ofereceu três mil cerejeiras aos Estados Unidos para comemorar a crescente amizade entre os dois países. As cerejeiras foram plantadas ao longo das margens do rio e nos lugares mais emblemáticos de Washington. Todos os anos florescem com força e beleza no tom rosado tão característico da flor de cerejeira e encantam todos os visitantes.

O Festival das Cerejeiras em Flor tem sido organizado desde 1935. A maior festa da primavera de Washington DC, decorre entre março e abril. Durante duas semanas, nos parques, realizam-se piqueniques sob as cerejeiras e provas de sushi e sake. Também se organizam passeios de bicicleta, desfiles de kimonos, bailes, concertos, artes marciais e outras atividades. Realizado desde 1912, este festival de flor de cerejeira celebra com alegria a chegada da primavera – uma festa inspirada no Hanami a não perder.

Cherry Blossom Festival - Washington DCCherry Blossom Festival - Washington DC

Não se esqueça que pode enviar flores para a América – envio de flores para os Estados Unidos de América – a qualquer hora do dia com a garantia de qualidade Interflora e assim associar-se a esta celebração.

Hanami, Japão

Hanami significa literalmente «visão da flor» em japonês. É uma tradição japonesa que consiste em observar a beleza das flores. Coincide com o florescimento destas árvores que inundam o Japão num manto floral em tom rosado tão característico e delicado. Durante esta celebração, os japoneses visitam os parques para ver as flores da cerejeira e fazem piqueniques geralmente em família. Mas também é muito comum haver almoços de negócios no parque sob estas árvores.

Nanami é uma celebração japonesa que se prolonga até à noite. Este momento é conhecido como Yozakura, que significa «noite de cerejeiras».

Hanami - Japão. Festivais de flores em todo o mundo.

Diz a lenda que, originalmente, a flor das cerejeiras era branca. Mas devido ao harakiri ou seppuku samurai, tradicionalmente realizado sob estas árvores, a cor das pétalas tornou-se cor-de-rosa por causa do sangue absorvido pela árvore.

Todos os anos há milhares de envios de flores para o Japão. O envio de flores para o Japão é um símbolo de carinho e respeito para as famílias e amigos.

Festa da Flor, Madeira

Quando a primavera chega à ilha da Madeira, o Funchal – a capital da ilha – enfeita-se de flores. Todos os anos é escolhida e coroada a rainha deste festival. Entre abril e maio, milhares de pessoas aproveitam a oportunidade para felicitar os seus parentes enviando flores para o continente e ilhas. É uma maneira de celebrar a primavera e o exuberante florescimento que é típico nesta época mas que graças ao clima da Madeira traz ainda mais intensidade.

As festividades começam com centenas de crianças que participam num mural floral chamado «Muro da Esperança». Nos dias seguintes, desfilam dezenas de carros alegóricos enfeitados com várias flores típicas da ilha. Os perfumes suaves e efémeros pairam no ar, enquanto os artistas florais constroem tapetes florais expostos pelas ruas. Uma festa das flores que se realiza em Portugal e que não deve perder.

Chelsea Flower Show, Londres

A Exposição de Flores de Chelsea ou «Great Spring Show» é um festival anual. O «Great Spring Show» ou Grande Exposição da Primavera, realiza-se em Chelsea, Londres. As principais atrações do evento são os jardins apresentados no parque e os arranjos florais. A primeira edição foi realizada em 1862 sendo até hoje patrocinada pela Royal Horticultural Society (RHS). No primeiro ano, realizou-se nos jardins da RHS em Kensington. Ano após ano foram ganhando popularidade atraindo cada vez mais visitantes que vinham para apreciar as flores e as composições florais realizadas pelos floristas participantes. Havia ainda uma exposição de jardins especialmente criados para este evento. Em 1888, a RHS mudou a localização e apresentou o festival em dois pavilhões. Nove anos mais tarde, em 1897, o festival foi apresentado em ​​cinco pavilhões.

Hoje, é um dos mais importantes festivais de flores em todo o mundo e ainda um prestigiado evento social, sendo por tradição visitado pela rainha Isabel II.

Se quiser enviar flores para Inglaterra ou para o Reino Unido pode fazê-lo hoje mesmo com a garantia da mais elevada qualidade da Interflora – envio de flores para o Reino Unido.

Feria de las Flores, Medellín

Este festival tem lugar em Medellín, e é uma expressão floral máxima em toda Colômbia sendo o evento social mais importante da cidade. Celebre também com o envio de flores para a Colômbia. Durante dez dias, Medellín enche-se de desfiles, música, carros clássicos e, claro, muitas flores. O primeiro festival aconteceu em 1 de Maio de 1957 e foi organizado por Arturo Uribe, um membro do gabinete de desenvolvimento e turismo ao ar livre. O principal evento é a famosa parada Silleteros, cujo nome vem dos antigos escravos que carregavam pessoas sentadas em cadeiras. Hoje, celebra-se o Dia da Abolição da Escravatura e a única coisa que se carrega são arranjos florais deslumbrantes. Os turistas e moradores locais vêm ver estas maravilhosas criações florais neste festival de flor tão especial.

Feria de las Flores - Medellin. Festivais de flores em todo o mundo.

Tapete floral, Bruxelas

De dois em dois anos, a Grand Place – a praça central de Bruxelas – é coberta com um impressionante tapete de flores criado pelos voluntários de todas as regiões da Bélgica que utilizam cerca de um milhão de begónias para cobrir esta praça histórica no centro da cidade com cerca de 1800m2. E. Stautemans, arquiteto paisagístico, começou esta tradição com o primeiro tapete de flores em 1971. Estes tapetes, que anualmente têm uma temática diferente, são sempre compostos por begónias, pois a Bélgica é o maior exportador destas flores desde 1680. Um maravilhoso festival de flor e criatividade que se realiza em Bruxelas e transforma a Bélgica num destino para visitar por ocasião deste evento floral.

Se não puder visitar este jardim efémero no centro histórico de Bruxelas e quiser enviar flores para a Bélgica – envio de flores para a Bélgica – e surpreender um familiar ou amigo pode fazê-lo hoje mesmo com flores que chegam frescas e com a qualidade da Interflora. Em agosto, não falte ao próximo tapete floral de Bruxelas.

Festival de frutas e flores, Ambato

Na equatoriana Ambato, conhecida como a cidade das flores no Equador – envio de flores para o Equador – é organizada anualmente entre fevereiro e março uma exposição de frutas e flores. Conhecido como um dos mais belos do país, é um memorial às enormes perdas causadas por um terremoto que ocorreu em agosto de 1949. Dois anos depois, revelou-se um símbolo de superação dos habitantes de Ambato, grandes produtores de frutas e flores. A festa evocava os característicos sabores e aromas dos frutos e das flores, da arte e da cultura. Por tudo isso, a popularidade do festival foi aumentando ano a ano e em 1962 foi declarado como celebração nacional. Hoje é tão popular que mesmo bandas musicais nacionais e estrangeiras participam, criando muita emoção. Um grande número de pessoas visitam o festival sendo mais uma razão para muitas pessoas visitarem este belo país.

Esperamos que tenha gostado e apreciado cada festa das flores que apresentámos, mas há muitos outros festivais de flores em todo o mundo. Junte-se a cada celebração e envie flores para os seus familiares e amigos.

Os envios internacionais através da Interflora permitem surpreender alguém especial em mais de 150 países. Se conhecer outros festivais de flores em todo o mundo, partilhe enviando o seu comentário no blog.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top