Celebre a época natalícia com o azevinho de natal, com o visco de natal, e outras flores de Natal icónicas na sua ceia. Descubra quais são e como alegrar a festa ao incorporar essas belezas naturais.

Prepare-se para o Natal com as flores certas 

Com a chegada do frio e a mudança da estação, ficamos cada vez mais ansiosos pelo próximo Natal. As flores de Natal não podem faltar, tanto para decorar a casa como ao comprar flores de natal de presente para a família, uma excelente forma de reconhecimento. O azevinho de natal e o visco de natal conseguem intensificar essa atmosfera natalina tão característica e esperada por todos.

Decorar com as flores natalícias incontornáveis

Quando o Natal se aproxima, vemos que existe uma ampla gama de possibilidades em arranjos de Natal e elementos típicos, como a cena do natal ou a árvore. Contudo, há outros elementos presentes durante todo o ano entre nós, embora no inverno eles adquiram uma nova conotação calorosa e familiar: estes elementos são as flores de natal.

Já que uma das principais funções das flores nestes feriados é a decoração, vamos propor ideias para decorar sua casa durante este feriado, tendo como peças-chave o azevinho, o visco, e várias outras flores de natal.

Com o Azevinho de Natal

Já o azevinho de natal pode ser usado para enfeitar o caminho de mesa, o que garantirá uma atmosfera natalina graças a seus frutos vermelhos.

Outra ideia é fazer uma guirlanda com o azevinho, destacando seus frutos. Poderá pintar algumas folhas de dourado para chamar mais atenção. Para completar a decoração, coloque pequenos ramos junto aos talheres.

azevinho-natal

Com a Poinsettia: a Estrela do Natal por excelência 

A poinsettia, frequentemente chamada de “Estrela de Natal“, é uma das flores mais icónicas da época de Natal. Com as suas brilhantes folhas vermelhas (que muitos confundem com flores), esta planta traz instantaneamente um toque festivo a qualquer espaço.

Quer esteja a decorar a sua casa para receber a família ou a preparar uma mesa para uma festa especial de Natal, adicionar uma poinsettia pode fazer toda a diferença.

Esta flor destaca-se esplendidamente quando colocada no centro da mesa, seja numa elegante jarra ou integrada em arranjos mais complexos. Graças à sua rica cor vermelha, combina perfeitamente com outras plantas verdes e decorações de natal.

poinsetia-em-decoracao-natal

Com as Rosas de Natal

Além do seu apelo no jardim, estas rosas são perfeitas para decorar a casa durante o Natal. Seja num simples arranjo numa jarra, ou combinadas com outras flores e ramos de natal para criar um centro de mesa, elas adicionarão um toque sofisticado e natural à sua decoração. As suas cores, verde e branco, combinam na perfeição com uma estética mais pura e minimalista, mas também são versáteis o suficiente para se integrar em decorações mais tradicionais.

Com o Visco de Natal

Uma ideia que tem ganho popularidade, especialmente em plataformas como o Pinterest, é a de criar arranjos verticais com Rosas de Natal para decorar portas ou paredes. Isto pode ser uma excelente maneira de adicionar um toque diferente e fresco à sua decoração natalícia.

Para usar as flores como decoração de natal, poderá usar ramos e folhas do visco de natal diretamente penduradas, fazer belos centros de Natal ou deixá-las em um pote decorado com enfeites natalícios.

Qualquer uma das opções é boa e dá-lhe uma atmosfera de Natal do mais desejável.

visco-de-natal

Com o Ciclamen 

O Ciclamen, com suas flores de cores vivas que variam do branco ao rosa profundo e ao vermelho, é uma adição deslumbrante à decoração festiva de Natal. Para um centro de mesa encantador, combine ciclamens em vasos dourados ou prateados com velas brancas ou douradas. Na entrada da sua casa, vasos maiores destas flores vibrantes ladeados à porta proporcionam uma calorosa receção aos convidados.

Integrando ciclamens em arranjos florais com ramos de pinheiro e azevinho, você cria bouquets festivos que enriquecem qualquer canto da casa. Seja ao lado da sua árvore de Natal, ou até mesmo em jardins de inverno, o ciclamen traz uma vivacidade e frescura que celebram perfeitamente a estação.

cuidados-do-ciclamen


Escolha o tipo de decoração de natal

Existem diferentes estilos para projetar a decoração de uma sala. Você pode seguir as tendências atuais em cores e materiais ou concentrar-se mais na criação de um certo tipo de ambiente, como a transmissão de tranquilidade, alegria, do bem-estar… Cabe a ti escolher!

O que é azevinho de natal?

O azevinho é um arbusto com folhagens de bordas pontiagudas e frutos redondos de cor vermelha. Esta planta, de nome científico Ilex aquifolium, é muito usada no natal graças ao significado que possui, já que a história do azevinho remonta à época dos romanos. 

O azevinho pertence à família  Aquifoliaceae, a mesma da erva-mate. Contudo o azevinho pode ser usado somente para fins de decoração, pois suas bagas  são venenosas e não podem ser ingeridas. O significado do azevinho é ainda mais especial para os cristaos, que comparam o formato pontiagudo de suas folhas à coroa de Cristo.

Qual a diferença entre visco e azevinho?

Estas duas plantas de natal costumam estar associadas. Ambas são consideradas plantas parasitas, por isso é normal encontrá-las juntas, o que causa confusão para diferenciá-las. Uma dica para separar um do outro são as bagas do visco, que normalmente são brancas, diferentes do azevinho, que tem baga vermelha.  

Significado do visco de natal, um símbolo da boa sorte

O visco é uma planta tradicional da época do natal, e considerada  indispensável por sua beleza e tradição. Cada lar no mundo tem o visco como uma planta especial nessas datas do natal.

De especial importância nos países anglo-saxões, os ramos do visco são considerados um dos ornamentos-chaves nas portas e janelas do Natal, por ser um símbolo de boa sorte para a maioria de seus admiradores. Aliás, o visto, assim como o azevinho, tem origens mitológicas, além de ter sido considerado uma planta mágica pelos druidas.

Outra curiosidade, a lenda do visco de natal! Sim, segundo a história, um casal precisa se beijar ao passar sob um ramo de visco. A lenda está muito ligada ao fato de que o visco é uma planta que simboliza a fertilidade e a vitalidade, desde os tempos mais antigos.  Enfim, a história do visco de natal, também chamado de mistletoe pelos ingleses, é cheia de simbolismo e faz parte das plantas e costumes natalícios pelo mundo.

Significado do azevinho de natal, um símbolo da paz

Agora que já sabe o que é azevinho de natal, vamos falar sobre o seu significado. A planta já era apreciada pelos romanos, sendo um símbolo de paz, saúde, proteção e felicidade. A história do azevinho de natal diz, inclusive, que os romanos usavam a planta para trocar presentes no festival romano de Saturnália, em dezembro. 

E a lenda do azevinho? Do mesmo modo que o visto de natal, os casais apaixonados eram convidados a se beijarem embaixo dos ramos de azevinho de natal, por conta dos significados positivos que possui.

Muitos dizem que esta tradição nasceu justamente durante a festa romana da Saturnália. O que é certo é que a tradição do azevinho no natal permanece até os dias atuais, muito melhor do que qualquer outro adereço artificial!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top