O verão é uma excelente época para cuidar das flores. Mesmo com a temperatura mais seca, poderá escolher as plantas para o verão ideais, que resistirão ao calor e trarão beleza à sua casa: 

Tipos de plantas e flores de verão

Chegam o calor extremo, o sol e as férias. No começo, parece que todas essas mudanças não são amigas das nossas flores e plantas, mas não é verdade! Neste momento, uma infinidade de flores e plantas de verão aparecem como nunca antes. É só saber como selecionar os melhores tipos de flores resistentes ao sol para esta época do ano. 

Lírios

Como uma flor de corte para composições florais, os lírios são os que  melhor se adaptam às altas temperaturas do verão. Chamados também de Lilium, esta flor vem da família Liliaceae e é conhecida por deixar um aroma bem gostoso na casa.  Nossas dicas para cuidar de lírios envolvem não regar em excesso, com 2 a 3 regas por semana nos períodos mais quentes. Deve também deixar a planta exposta à luz, pois ela adora claridade. Isto não quer dizer, no entanto, que deva colocá-la em sol direto. Somente luminosidade é o ideal. A poda é igualmente necessária para fortalecer a planta. Colocar adubo orgânico para cuidar do seu lírio também é indicado.  

Orquídeas 

As orquídeas são conhecidas por serem flores extremamente delicadas. Porém, se dominar algumas técnicas para cuidar desta flor, poderá cultivá-la sem problemas. Vale lembrar que as orquídeas, ou Orchidaceae, possuem muitas espécies diferentes, pois fazem parte de uma das maiores famílias de plantas no mundo. Nossa dica é colocar cascalhos no fundo do vaso para ajudar a drenar a água da rega, que deve ser feita uma vez por semana. Para saber se a planta precisa ser regada, coloque um palito de madeira em uma profundidade de 2 centímetros. Se o palito sair seco, deve regá-la; se sair húmido, espere mais para regar. A claridade é essencial, assim como adubos próprios para orquídeas. 

Antúrios

Os antúrios, ou Anthurium,  são uma flor inconfundível dado o formato original que possuem. É uma das flores de verão ideais, pois é tropical e gosta muito de humidade. Se possui uma casa sem muita luminosidade, o antúrio poderá adaptar-se facilmente, pois não precisa de luminosidade direta. Aliás, os antúrios não podem ficar sob o sol. Considerada fácil de cuidar por ser uma planta resistente, basta regá-la frequentemente, em uma média de 3 vezes por semana. 

Margaridas

Uma das flores mais conhecidas de todos os tempos, as margaridas pertencem à família  Chrysanthemum e são originárias da Europa. São flores resistentes ao sol, portanto precisam de luz solar direta pelo menos em uma parte do dia. A rega é frequente e pode ser feita uma vez ao dia. É uma das flores mais fáceis de cuidar, o que a torna a preferida dos jardineiros iniciantes. A poda deve ser realizada entre julho e agosto. 

Plantas de exterior

Podemos encontrar muitas variedades de plantas de exterior que resistem bem ao calor. Um exemplo de flores resistentes ao sol são  os gerânios exteriores, petúnias, pagetes ou surfinias. Também não podemos esquecer dos cactos, das suculentas e da aloé vera. Outras opções são as margaridas e inclusive as orquídeas, que a depender do tipo, também podem ser cultivadas no exterior.

Plantas de interior

Conforme dissemos anteriormente, os antúrios são excelentes plantas de interior. Além dele, todas as variedades de Dracaena, Arecas e Kentias são altamente recomendadas para decorar qualquer canto da nossa casa. Da mesma maneira os lírios, que deixam um perfume agradável no interior da casa. 

Dicas para manter suas plantas lindas no verão

Praticar uma abundante irrigação (especialmente pelo método de imersão), pulverizar as folhas com água um par de vezes por semana e usar um pouco de fertilizante líquido na água de irrigação ajudará a fortalecer nossas plantas no verão. Poderá, igualmente, colocar adubos na terra e cuidar para que as plantas possuam o substrato ideal.

Como cuidar de suas plantas em férias

É muito importante lembrar duas coisas fundamentais para nossas plantas: a água e a luz. Por isso, se vamos alguns dias de férias, devemos colocar todas as nossas plantas em um espaço com muita luz, perto de uma janela, para que recebam suas horas de luz necessárias para realizar a fotossíntese.

Para a irrigação, deve-se fazer uma rega muito profunda por imersão (ao colocar a planta cerca de 3 ou 4 minutos em um recipiente com água acima do nível do plantador). Ao fazer isso, consegue molhar bem o centro da bola de raiz. Também poderá  deixar uma placa com um pouco de água na base da planta.

Opcionalmente, também encontramos potes de mercado com auto-irrigação, ou seja, tanques de água que possuem vasos de flores para que a planta consuma a água necessária. Existem, igualmente, difusores de água em pequenos depósitos que podem ser colocados no chão. 

Plantas de terraço ou varanda

As vinhas são uma aposta segura para terraços. Plantas como Bouganvillea, Abelia, Rosales e Hibiscus trarão muita luz e cor para qualquer canto externo. Dado que as plantas aromáticas estão  na moda, poderá desfrutar no verão de Santolina, Thyme, Rosemary ou Lavender. Outras plantas altamente recomendadas e cada vez mais em voga são as plantas e cactos suculentos, especialmente as Echeverias, que podemos encontrar em muitas variedades. São plantas resistentes ao sol, perfeito para uma varanda e não precisam de irrigação.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top